"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, dezembro 20, 2013

STWED BEEFF - CARNE ESTUFADA -

ILUSTRATIVA
ENGLAND - 15TH CENTURY

INGREDIENTES

4 kg de costelas
Azeite de oliva
3 litros de vinho tinto barato
½ xícara de salsa picada fresca
1 ou 2 cebolas picadas
2 xícaras passas de uvas secas
1 colher de sopa de pimenta preta moída
1 colher de sopa de canela em pó
10 dentes de alho
1 colher de sopa de colorau (coloração alimentar vermelha)
1/4 colher de chá de açafrão
1 colher de chá de sal
1 ½ xícara de vinagre de vinho tinto

PREPARAÇÃO

Preaqueça o forno a 180°C. Pincele as costelas com azeite e coloque-as em uma assadeira com o lado dos ossos para baixo. Leve a assar até ficar pronto enquanto a gira a cada 30 minutos – tempo de cozedura: 1 a 2 horas, dependendo da espessura da costela. Aumente o fogo do forno para 200°C. Em uma panela grande deixe cozinhar o vinho tinto, salsa, cebola, passas, pimenta preta, canela, cravo, corante alimentar, açafrão, sal e vinagre  até que as cebolas estejam macias. Despeje o molho sobre costelas e asse em forno por 30-45 minutos coberto com papel alumínio. Pronto para servir!


Nenhum comentário: