"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, dezembro 04, 2013

TABAAHAJA

Esta receita, do manuscrito de Yahya ibn Khalid al-Barmaki, faz uso marcante de MURRI (um condimento feito de cevada ou peixe), porém pode ser substituído por "shoyu". A maioria dos pratos preparados com murri estavam avinagrados, mas este é uma exceção, sendo bastante doce. O resultado é surpreendentemente e lembra um prato chinês de carne "ensopada". O nome vem da palavra persa para frigideira, tawa ou tavah.

INGREDIENTES:

1 kg paleta de carneiro desossada
½ xícara de óleo
5 colheres de chá de mel
¾ colher de chá de sementes de coentro em pó
Coentro (ramos de coentro - kuzbarah)
1 colher de chá de canela
½ xícara de murri ou shoyo - molho de soja
Arruda, de preferência fresca.
Mostarda, opcional
Pimenta em pó

PREPARAÇÃO:

Misture o molho de soja, mel, coentro, canela e pimenta.
Adicionar carne cortada em pequenos pedaços e deixe marinar por meia hora.
Aqueça o um pouco do óleo em frigideira grande.
Quando estiver bem quente, sele a carne marinada.
Reduza o fogo para médio-baixo e tampe a panela levemente por meia hora.
Retire a tampa e cozinhe, mexendo sempre para evitar chamuscar e até que a carne esteja macia e molho esteja reduzido a uma fina camada.
Despeje o óleo restante e sirva, polvilhado com coentro, arruda e mostarda, acompanhado por pão lavashe.


Nenhum comentário: