"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, março 05, 2014

CRUSTADE OF CHICKEN AND PIGEON - crustade de frango e pombo

ILUSTRATIVA
A croustade é uma culinária termo francês que significa uma crosta ou torta de massa de qualquer tipo. Eles são geralmente feitos de massa ou massa folhada , mas também há croustades pão ( croustade de dor de mie ), croustades batata ( petites croustades en pommes de terre duchesse ), arroz, sêmola e croustades vermicelli, entre outros. - Wikipédia


200g - 350g massa folhada ou pâte brisée 
1 pombo
2 pedaços de frango ( 2 peitos ou 2 pernas inteiras )
150 ml de vinho branco seco
4 dentes de alho
15 g de manteiga
50g cogumelos, picado
25g passas
3 ovos grandes
1/2 colher de chá de gengibre em pó
Vários grãos de pimenta preta
Sal & Pimenta

Estenda 225 g da massa e forre uma forma de 20 cm deixando uma aba para fora.
Coloque o pombo em uma panela com o caldo , vinho, pimenta e cravo e cozinhe lentamente por uma hora. Adicione o frango e continue a cozinhar por mais 45 minutos ou até que a carne de ambos os pássaros é realmente cozidos. Enquanto isso, salteie os cogumelos levemente na manteiga. Retire as aves do caldo e os osso deles. Reserve o caldo. Desfie a carne em pedaços bem pequenos,  misture com os cogumelos e as passas e espalhe-os sobre a massa/base na forma. 
Bata os ovos com um garfo e tempere com o sal , pimenta e gengibre. Adicione aos poucos 240 ml do caldo que cozinhou as aves e despeje sobre a carne espalhada sobre a massa, criando uma segunda camada. Se você quiser cobrir, desenrole o restante da massa e cubra a forma. Asse em forno moderado 180°C por 25 minutos, se ele estiver com cobertura e caso contrario por 35 minutos. Sirva quente com uma boa salada verde.
Para um sabor mais do século 20 - o dobro a quantidade de frango e deixe de fora o pombo (pode optar por usar codorna). Caso não queira usar as passas de uva opte por 25 g de bacon picado e frito.

Nenhum comentário: