----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

segunda-feira, abril 21, 2014

ALGUMAS RECEITAS SIMPLES DE LEONARDO DA VINCI

“Simplicity is the ultimate sophistication.”
― Leonardo da Vinci

A informação contida nos vários textos de cozinha contemporânea referente à cozinha de Leonardo da Vinci devem ser tomadas com cautela. Não há documentos próprios de Leonardo que se referem a ele. A fonte de informação vem do chamado Codex Romanoff (disse que Pasquale Pisapia teria copiado a mão de um manuscrito de notas originais de Leonardo Da Vinci mantido no State Hermitage Museum - St.Petersburg).
Em sua juventude, Leonardo trabalhava como garçom em " Taverna delle Tre Lumache" (Taverna dos Três Caracois) ao lado da Ponte Vecchio em Florença, chegando a dirigir a sua cozinha em 1473, depois da morte por envenenamento de todos os cozinheiros.
Em seguida, começou a introduzir grandes inovações na cozinha que não foram aceeitos pelos seus clientes regulares, que o obrigaram a deixar o cargo para salvar sua vida.
Após o incêndio de "Taverna delle Tre Lumache" em 1478 , criou um novo "restaurante" com seu amigo Sandro Boticelli, no mesmo local e com o nome de "Le Tre Rane di Sandro e Leonardo" (As Três Rãs de Sandro e Leonardo), mas não foi muito bem sucedida, pois servia estranha e pouca comida.

01 - Seis flores de repolho cozido e, entre eles, um monte de ovos de esturjão e nata.

02 - A Cebola média cozida em uma fatia de bom queijo de búfala e coberto com uma azeitona preta dividido em quartos.

03 - Uma ameixa, esmagado e dividido em quartos, e dispostos em uma fatia fina de vaca cru e secas ao sol por três meses. Ao lado dela, um raminho com flores de maçã.

04 - Um ovo de galinha, cozidos, despojado de sua casca e da gema removida com uma colher e misturado com pinhões temperado com pimenta antes de voltar para colocar no lugar.

05 - O fígado de um bezerro, finamente fatiado e com um leve sabor de sálvia e mostarda. Isto deve ser acompanhado com pão ou polenta crosta crocante.

06 - Camarão e cavalos marinhos pequenos, levemente cozidos e depois descascados e servidos coberto com nata.

07 - Um prato único de espinafre cozido, em seguida, picado, e colocando sobre eles um ovo ligeiramente escalfado, e outros ovos em torno ligeiramente batidos e cozidos com queijo de búfala.

08 - Três fatias de cenoura cruas esculpidas em forma de cavalos-marinhos e uma pitada de molho de anchova sobre eles.

09 - Um prato de ossos costela de cordeiro, cada um com um pouco de carne numa extremidade, levemente torrado e uma tampa de papel colocada na outra extremidade, depois de arrefecido. Sobre eles, algumas folhas de hortelã. 

10 - Um frango cozido recheado com uvas, cenouras e cebolas que foram todos fervidos juntos; e que depois de cozidas, colhereis apenas o peito que você irá servir com muito cuidado, juntamente com pedaços de nabo frito e ervilhas.

11 - Uma anchova enrolada descansando em uma fatia de nabo esculpido para se assemelhar a um sapo.

12 - Outra anchova enrolado em torno de umflor de couveflor.

13 - Uma cenoura, muito bem esculpida.

14 - O coração de uma alcachofra.

15 - Duas metades de pepino em uma folha de alface.

16 - O peito de um rouxinol.

17 - O ovo de uma abibe (Vanellus vanellus).

18 - Testículos de um cordeiro com creme frio.

19 - A perna de um sapo em uma folha de dente de leão.

Nenhum comentário: