"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, abril 25, 2014

FRICTELLE DI FOGLIE DI SALVIA

ILUSTRATIVA
Essa receita consta do livro do século XV - Libro de Arte Coquinaria de Maestro Martino de Rossi. Maestro Martino (1464/1465).

Piglia un poco di fiore di farina, e distemperala con ova et zuccaro, et un poca di canella et zafrano perchè sia gialla; et habi de le foglie de salvia integre, et ad una ad una l’integnirai o involterai in questa tale compositione, frigendole nel strutto o in bono olio.

INGREDIENTES:

12-15 folhas de sálvia frescas e grande
100 g de farinha
1 ovo
1 sachê de açafrão (ou cúrcuma)
1 pitada de canela
sal
azeite (mas pode ser com óleo para fritar)

PREPARAÇÃO:

Lave e seque as folhas de sálvia. Bata o ovo, juntamente com a canela, o açafrão e uma pitada de sal. Adicione a farinha aos poucos, tomando cuidado para não formar grumos. Se a massa vai estar muito grossa acrescente água gelada. Mergulhe as folhas na massa e frite em óleo bem quente, virando-os para lhes dourar de ambos os lados. Escorra e polvilhe levemente com sal.

RICETTE MEDIEVALI, MAGICHE E AFRODISIACHE

Nenhum comentário: