"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

terça-feira, abril 01, 2014

SALADA DE CENOURA E CAMARÕES - Sallat of Carrots and Shrimps

Carret rootes being minced, and then made in the dish, after the proportion of a flowerdeiuce, then pick Shrimps and lay upon it with oyle and vinegar.
[Sallats for Fish Daies] Dawson, Thomas:  A segunda parte da Jewell Good Hus-Wives (Originalmente publicado em 1597). Falconwood Press, 1988, p. 15

INGREDIENTES:

4 cenouras raladas 
60 ml de vinagre balsâmico 
60 ml de azeite

250 gr de camarão, descascado, cozido ou salteado 
120 ml de vinagre de maça  
120 ml de azeite

Sal e pimenta q.b.

PREPARAÇÃO

Emulsione o vinagre balsâmico e o azeite. Lave, descasque e rale as cenouras. Pré-coza por três minutos e escorra bem. Deixe a cenoura marinando durante a noite na emulsão.

Emulsione o vinagre de maça com o azeite. Deixe o camarão (pré-cozido ou salteado numa frigideira com azeite e ervas secas) marinando durante a noite nesta emulsão.

Disponha as cenoura (escorrida da marinada) no prato e arrume os camarões (também escorrido da marinada) por sobre as cenouras. Regue com um pouco da segunda marinada restante (se desejar pode reduzir a marinada para deixa-la encorpada). Tempere com sal e pimenta.

A proposta de usar diferentes vinagres é para agregar ao camarão e às cenouras diferentes sabores. Teste com vinagres de vinho, laranja, arroz, e álcool (última escolha).

FONTE:

Nenhum comentário: