"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, maio 15, 2014

CRÈME BASTARDE (Custard Sauce)

ILUSTRATIVA
Esta é uma receita tradicional para um clássico creme de ovos gelado que pode ser servido como um molho ou usado como recheio de torta.

Receita Original

Crème Bastarde.Take te whyte of eyroun a grete hepe, & putte it on a panne ful of mylke, & let yt boyle; ten sesyn it so with salt and honey a lytel; ten lat hit kele, & draw it torw a straynoure, an take fayre cowe mylke an draw yt withallm & seson it with sugre; & loke tat it be poynant & doucet: serve it forth for a potage, or for a gode bakyn mete, wheder tat tou wolt.

INGREDIENTES

180 ml leite com 2 colheres de sopa de creme 
60 ml creme de leite 
4 claras de ovos bem batidas
2 colheres de chá de creme de leite
2 colheres de sopa de mel aquecido
2 colheres de chá de açúcar
pitada de sal 

PREPARAÇÃO

Adicione as claras batidas em uma panela com o leite (com o creme de leite). Leve para ferver baixo - mexendo sempre como para a não queimar, e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, antes de acrescentar o mel e sal. Cozinhe por mais um minuto ou dois, e quando a mistura estiver engrossado, retire do fogo e passe-o por uma peneira para remover quaisquer pedaços de clara de ovo que pode ter ficado no leite.
Adicione o creme de leite e o açúcar e incorpore tudo muito bem.
Despeje em um prato de servir e leve à geladeira por uma hora (ele vai engrossar enquanto esfria).
Antes de servir retire do frigorífico e bata por uns momentos deixe descansar até a hora de servir. 
Se quiser, você pode adicionar 2 colheres de sopa de farinha de arroz  na mistura e, em seguida, pode ser usado para preencher uma torta.
A receita original diz que é bom para bakyn mete ou como nós o conhecemos: carnes assadas.
Eu acho que ele é um doce para a carne e seria muito melhor comê-lo com frutas frescas.
Não é um creme espesso como chantilly, mas mais de um pudim mole.

FONTE DESATIVADO (OFFLINE)
http://www.celtnet.org.uk/recipes/mediaeval/fetch-recipe.php?rid=medi-creme-bastarde

Nenhum comentário: