"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, junho 12, 2014

LA MINESTRA DI PANE TOSCANA - A sopa de pão toscano

O pão na cozinha pobre da Toscana era um ingrediente muito usado como entrada, nas sopas de pão, como pão doce, pão de alho e óleo, Crostini com fígado de galinha.
Ele nasceu no pão ázimo da Renascença, na corte de Lorenzo de Médici como leito em pratos de carne e peixe finos em especiarias e temperos. 
As fatias de pão foram dados ao povo que costumavam fazer sopas de pão ou Ribollita.

INGREDIENTES

Pão toscano
metade de um repolho rasgado
um quarto de repolho picado
300 gr feijão cannellini (previamente cozidos em água e sal com um pouco de azeite 'e 1 tomate)
250 gr de beterraba
1 cebola vermelha picada 
3 tomates maduros (ou pelados) picado
1 cenoura
1 abobrinha
1 alho-poró cortado em rodelas
1 talo de aipo picado
2 batatas
4 colheres de sopa de azeite virgem extra
1 litro de água ou caldo
q.b. salsa, manjericão ou sálvia fresca, sal e pimenta

PREPARAÇÃO

Pique a cebola e refogue no óleo. Acrescente os tomates, o feijão com água ou caldo de carne ou legumes. Tempere com sal e pimenta. 
Cozinhe em fogo baixo por cerca de 2 horas, até que os legumes estejam macios. Quando tudo estiver cozido, coloque uma camada de pão em uma tigela e cubra com a sopa (possivelmente adicionar mais duas camadas de pão e sopa). Quando estiver pronto para servir: no prato regue com um bom azeite extra-virgem da Toscana  para melhor saborea-lo. Pode ser apreciado quente ou frio.


Nenhum comentário: