----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, julho 03, 2014

POLLI - SALSICCIA E PORCHETTA DI MAIALE - uma receita proposta por Tro.Ta.

ILUSTRATIVA
Tro.Ta.  - um o acrônimo do nome original - "Trombe e Tamburi alla corte di Re Arduino - Trombetas e Tambores na corte do Rei Arduino" é um grupo histórico-musical que foi fundada em 1988, por ocasião da segunda edição do "Torneo di Maggio alla corte di Re Arduino", uma reencenação histórica que por muitos anos envolve a cidade de Cuorgnè, provincia de Torino,  na semana de comemoração aos acontecimentos históricos do Marquês Arduino de Ivrea, coroado rei da Itália em 1002 e que, segundo a tradição, passou pela aldeia de "Corgnate" (antigo nome de Cuorgnè) .
 
Todos os tratados de cozinha medieval geralmente terminavam com antigas receitas, que seguem a tradição do período e fornecem uma visão sobre a vida diária daquele período. É um prato muito simples, com ingredientes cuidadosamente 'medievais'. Prato recomendado a ser consumido depois do desfile histórico do Torneo di Maggio alla corte di Re Arduino.

INGREDIENTES

4 frangos inteiros 
1kg de carne de porco assada (corte um pouco mais grosso) 
1 copo de vinho branco 
Azeite Virgem Extra q.b.
Cogumelos q.b.  
 
PREPARAÇÃO

Escalde os cogumelos no azeite por alguns minutos e depois deixe esfriar. Faça uns furos na linguiça e passe-a rapidamente por uma frigideira (sem óleo), adicione o copo de vinho e cozinhe-a por alguns minutos. 

Recheie os frangos recheados com cogumelos e lingüiça cortados groceiramente. Na receita original os frangos são assados em espetos e em fogo aberto. Também podes prepara-los em forno, usando, se desejar o molho magic. Leve o frango ao forno pré-aquecido na temperatura de 230 C por 20 minutos. Abaixe a temperatura para 200 C e deixe o frango assando por mais 40 minutos. 

Quando faltar cerca de 30 minutos para o final da cozedura do frango, prepare a carne de porco, frigindo-a em um fio de azeite. Deixe-a na panela, porém coberta de modo que ele ainda está quente quando o frango está pronto. 

Sirva o frango em uma assadeira e disponha a carne de porco em ambos os lados. Deve ser comido com as mãos e bebido muita cerveja ou vinho tinto 
 
Simples e saborosa, especialmente calorica e gordurasa: é como estar na Idade Média!

La Ringrazio Molto, TRO.TA - http://www.tro-ta.com

Nenhum comentário: