"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, setembro 28, 2014

CABOCHES IN POTTAGE

As pessoas comuns comiam muito lentilhas não só na Grã-Bretanha medieval. É muito comum uma sopa de legumes, aromatizada com ervas e engrossada com aveia ou farelos ou sobra de pão - Rebolita que é muito nutritivo, embora os vegetais não fossem pensados para ser assim na Idade Média.

Na verdade, a palavra vegetal não era utilizada no léxico medievalista; todas as coisas verdes eram tratadas como ervas. Os tubérculos foram considerados apenas aptos para o povo e não faziam parte da dieta dos senhores ricos. As pessoas comuns não teria sido capaz de pagar pelas carnes, de modo que se valeriam da sopa de legumes como seu alimento com pão e queijo. As hortaliças na sopa dependerão do que as pessoas tinham cultivado e que época do ano era.

 As quantidades de vegetais também variam de acordo com o gosto. Muitas vezes, a sopa era feita com apenas alguns dos possíveis componentes com predominância de um vegetal pottage, por exemplo, couve, lentilhas ou alho-poró que eram os grandes favoritos. 

Então, quando você faz um pottage, você também pode escolher que legumes e quantidade de cada um a ser colocada - e também quais suas ervas e temperos que irá usar.

As pessoas comuns não teriam sal, por uma questão sócio-econômica. Por isto as ervas são tão importantes. De modo geral, pottage surpreendentemente deliciosa!

SOPA DE REPOLHO

"Caboches i (n) potage. (.iiij.) Tome caboches & Q (ua) rter ele (m) & viu ele (m) em gode caldo com oyno (u) ns y mynced e branco os de lek (es) y slyt & y corne smale. & não þ (er) para Safro (u) n e sal & força de bater poudo com (ur) douce ". 

INGREDIENTES

1 cabeça de repolho chiffonade
2 cebolas grandes, em fatias finas
2-3 alho-poró picado
4 xícaras de caldo de legumes
1/8 colher de chá. cardamomo e coentro
1 colher de chá. açúcar
Sal
Pitada de açafrão da terra ou dois estigma de açafrão. (opcional)

PREPARAÇÃO

Coloque todos os ingredientes para ferver e cozinhe por 20 minutos. 
Servia com pão.


Nenhum comentário: