----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

segunda-feira, setembro 29, 2014

POTTAGE in PEAS (Potage Saint-Germain)

A palavra pottage/potage - uma sopa grossa ou mesmo ensopado - vem do francês antigo e, de fato, significa conteúdo de um pote. Pottage/potage era um prato comum na Idade Média, e normalmente incluem ingredientes como ervilhas, cenoura, alho-poró, cebola, repolho e feijão, aveia, ervas, açafrão e às vezes carne. Literalmente, é feita “ao gosto do freguês” ou na naqueles dias onde é “o que tínhamos na dispensa”.

INGREDIENTES 

1 litro de caldo de legumes
300 g de ervilhas 
1 cebola 
1 cenoura 
1 colher de chá de açúcar 
Uma pitada de sal 

PREPARAÇÃO

Comece por colocar o caldo coado em uma panela grande e leve ao fogo brando ponto, enquanto isso pique a cebola e a cenoura. Quando o caldo estiver fervendo adicione as ervilhas, a cebola picada e a cenoura picada juntamente com o açúcar e o sal. Deixe ferver, em seguida, deixe ferver suavemente durante cerca de uma hora e meia, mais ou menos. 
Em seguida, Retire os legumes e reserve o liquido. Com um "amassador de batatas" pressione tudo e passe por uma peneira fina. Reserve uma parte dos legumes inteiros para acrescentar ao prato. Depois, volte essa massa para a panela e aqueça muito suavemente. Antes de servir sabor para ver se o caldo precisa de um pouco mais de tempero.


Nenhum comentário: