----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, outubro 19, 2014

CALDO VEGETAL

Esse  caldo, muito leve e de sabor bastante delicado, em relação ao de carne, pode também ser usado no lugar de água para estender os preparos.

Se você não aposta no caldo caseiro por achar que ele dá trabalho para fazer, aprenda essa versão prática. Saboroso e mais saudável que o industrializado, o caldo de legumes serve de base para diversas preparações, como risotos, molhos e sopas.

Preparo os caldos sem sal. Assim, fico livre para usá-los em receitas futuras sem correr o risco de salgá-las. E, ao contrário dos produtos industrializados, o teor de sódio do produto caseiro é muito menor, um ponto a mais para a nossa saúde.

INGREDIENTES

3 litros de água 
3 cebolas grandes inteiras
2 cenouras em pedaços
2 talos de salsão 
2 folhas de louro
3 cravos da índia 
5 grãos de pimenta-do-reino 
1 alho-poró
2 dentes de alho
8 talos de salsinha

PREPARAÇÃO

Lave bem todos os legumes. Espete 1 cravo em cada cebola e ponha todos os ingredientes em uma panela.
Cubra com a água e leve para ferver. Abaixe o fogo e cozinhe em fogo baixo por 45 minutos. Durante o cozimento, retire a espuma que se forma na superfície.
Coe o caldo, despreze os legumes e deixe esfriar.


Nenhum comentário: