
Há registros na história acerca de apreciadores de iguarias com base nos aspargos, tais como o imperador romano Otávio Augusto, o gastrônomo romano Marco Gávio Apício, o naturalista também romano Plínio, o velho (que chamava os aspargos de "a verdura de Deus"), na antiguidade.
O prestígio dos aspargos caiu muito durante a Idade Média, voltando a ser um prato apreciado durante o Renascimento, sendo daí em diante muito apreciado por personalidades como o Rei Sol, Luís XIV, ou o chanceler alemão Bismarck. Wikipédia
INGREDIENTES
1kg aspargos frescos
12 fatias de bacon
50gr de açúcar mascavo
100gr de manteiga
15 ml de GARUM
(molho de peixe ou molho de soja)
Alho amassado com sal
Pimenta do reino
Gergelim (finalização)
PREPARAÇÃO
Pré-aqueça o forno a 250 graus.
Divida os rebentos de aspargos (com as extremidades aparadas) em 12 fardos. Embrulhe cada fardo cuidadosamente com uma fatia de bacon (de baixo para cima). Com um palito fixe o bacon aos rebentos com um palito. Disponha (deitados) os fardos numa travessa.
Numa panela, misture o açúcar mascavo , a manteiga, o molho (garum ou outro), a pasta de alho e a pimenta. Leve a mistura ao fogo até ferver. Despeje essa mistura
ainda quente sobre os fardos de espargos disposto na travessa.
No forno (pré-aqueçido a 250 graus) asse até que as rebentos comecem a murchar e o bacon estiver totalmente cozido, cerca de 25 minutos.
Retire os palitos antes de servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário