----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, outubro 01, 2014

GOURDES IN POTTAGE. (Aboboras em Pottage)

The Forme of Cury by Samuel Pegge
Take young Gowrdes pare hem and kerue [1] hem on pecys. Cast hem in gode broth, and do þer to a gode pertye [2] of Oynouns mynced. Take Pork soden. grynd it and alye it þer with and wiþ zolkes of ayrenn. Do þer to safroun and salt, and messe it forth with powdour douce.

[1] kerve. Corte.
[2] partye. Parte, i.e. quantitade.

INGREDIENTES 

1 abóbora grande.
3 cebolas picadas
3 xícaras de caldo de Gode Caldo (feito sem migalhas)
150 gr de carne de porco cozidos ou fatias de bacon, ambos em cubos, picados ou moídos. 
2 gemas de ovo batidas
Pitada de açafrão ou cúrcuma para realçar a cor (opcional).
Sal.

PREPARAÇÃO 

Asse a abóbora no forno a 180° até que esteja macio, cerca de 45min. Deixe resfriar para que possa manusea-la. Corte a abóbora ao meio e retire as sementes e a polpa cozida e coloque em uma tigela. Coloque para ferver o caldo, a cebola e por ultimo a polpa da abóbora. Reduza o fogo e cozinhe alguns minutos. Não cozinhe demais, ou você vai acabar com purê. Misture a carne de porco, gema de ovo, o açafrão e sal. Mexendo sempre deixe cozinhar por alguns minutos, em seguida, retire do fogo. Sirva com o açúcar ou Powder Douce em pequenas tigelas.

CONSIDERAÇÕES

Receitas para pratos com legumes em manuscritos medievais são em menor número que aqueles para carne, peixe, e de aves. Os vegetais eram preparados de forma muito simples, tornando desnecessário desperdiçar o precioso pergaminho com instruções de cozimento. Além disso, as festas, em geral, serviam mais carne e em mais variedades do que um jantar do século 20. Portanto, as receitas de vegetais que sobreviveram têm um valor particular para aqueles recriam os pratos medievais.
Para o cozinheiro moderno que busca pratos com vegetais para uma festa, Gourdes em Pottage pode ser um desapontamento devido à inclusão de carne de porco. No entanto, a substituição da carne de porco pela mesma quantidade de nozes moídas funciona muito bem, e trocando o Gode Caldo por um caldo de legumes permite apresentar um prato totalmente vegetariano para aqueles em festas que não preferem carne. Adicione as nozes no Gode Caldo fervente antes da cebola e da abobora. 


Nenhum comentário: