"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, outubro 15, 2014

MUJADDARA - MJADRA



Mujaddara é a palavra árabe para "cheio de marcas"; as lentilhas entre o arroz lembram uma surperficie esburacada (pock marked). A primeira receita registrada para mujaddara aparece em Kitab al-Tabikh, o livro de receitas compilado em 1226 por  Muḥammad bin al-Ḥasan bin Muḥammad bin al-Karīm al-Baghdadi, comumente chamado de al-Baghdadi, no Iraque. contendo arroz, lentilhas e carne, foi servido desta forma durante as celebrações. Sem carne, foi um prato árabe comumente consumidos na idade media pelos pobres. Tem  a fama de ser um derivado da "pottage (guisado) de lentilhas": Jacob uso-o para comprar o direito de primogenitura de Esaú. Devido à sua importância na dieta, um ditado no mundo árabe oriental é:" Um homem com fome estaria disposto a vender sua alma por um prato de mujaddara ".  Wkpd.

GENESIS 25:34 - E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.

INGREDIENTES

150 g de lentilha
2 xícaras de arroz cozido
2 cebolas fatiadas
3 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de óleo
1/2 tablete de caldo de carne ou legumes (opcional)
Sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARAÇÃO

Lave e cozinhe a lentilha em água com um pouco de sal até começar a ficar macia. Se optar por colocar o caldo de carne, ponha agora.
Inicialmente cubra com água e vá adicionando mais à medida que é absorvida e evapora, de tal forma que, ao ficar pronta não sobre praticamente nada de caldo. Isso leva aproximadamente 40 minutos fervendo em fogo baixo. Reserve.
Corte a cebola em fatias não muito finas, separe-as e frite no óleo em uma panela, em fogo baixo, até ficarem BEM douradas. É o sabor da cebola quase querendo queimar que dá o sabor especial a este prato, mas atenção, pois não deve queimar!
Durante esse processo adicione o alho picadinho que irá refogar junto (ele não pode escurecer, porque “amarga”, por isso coloque-o alguns minutos depois da cebola).
Se quiser reserve um pouco dessa cebola para decorar o prato, despeje a lentilha e o arroz na panela com a cebola, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por uns três a quatro minutos para impregnar bem com o sabor da cebola.
Sirva acompanhando carne, de preferência porco.

Nenhum comentário: