"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, novembro 14, 2014

BLAUNCHE ESCREPES - Panquecas Brancas

E une autre viaunde, ke ad a noun blaunche escrepes. Pernez fleur demeyne e blaunc de l'oef, e festes bature, ne mye trop espesse, e metez du [vin]; pus pernez une esquele e festes un pertuz parmy; e puys pernez bure, ou oile, ou gresse; e puys metez vos quartres deis dedenez la bature pur hastir; e puys pernez cel bature e metez de dunz une esquele, e festes culer parmy cel pertuz dedenz la gresse; e puys festes une escrepe, e puys une autre, e metez vostre dei denz le pertuz de l'esquele; e puys jettez sucre desus les crespes, e dressez celes escrespes od les poumes de oranges.

INGREDIENTES

Farinha branca
Ovos brancos
Vinho branco
Pitada de sal
Manteiga ou Óleo
Açúcar

PREPARAÇÃO

Bata as claras até ficar cremosa. Misture na farinha o suficiente para fazer uma massa ligeiramente grossa. Acrescente o vinho aos poucos até conseguir uma massa com uma consistência média. Adicione uma pitada de sal. Em uma frigideira grande ou panela, aqueça o óleo ou manteiga.

Na receita original a massa deve ser colocada em óleo quente utilizando de um funil, improvisado em uma bacia com um furo na parte inferior, sendo fluxo controlado pelos dedos. Você pode sentir-se livre para usar qualquer método de fazer panquecas que você está familiarizado ou confortável. Faça quantas panquecas que a massa permitir, acrescentando mais óleo à panela, conforme necessário. Vire a panqueca para cozinhar ambos os lados, tendo o cuidado de que, como nas crepes modernas, elas devem ficar brancas de um dos lados.

Quando terminar, polvilhe com açúcar e sirva com Poume d'oranges.

Two Anglo-Norman Culinary Collections Edited  - sec 13 - Hieatt, Constance B. and Robin F. Jones.

Nenhum comentário: