"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sábado, novembro 29, 2014

SALVA VERDE

Essa receita consta do livro do século XV - Libro de Arte Coquinaria de Maestro Martino de Rossi (1464/1465).
ILUSTRATIVA

Piglia petrosillo et sarpillo [timo], et un pocho de bieda, con qualche altra bona herbicina, con un pocho di pepe, et zenzevero, et sale. Et pista inseme molto bene ogni cosa distemperando con bono aceto forte, et passarailo per la stamegnia. Et se voi che senta dell’aglio vi poterai mettere a pistare inseme con le sopra ditta cose un pocho di fronde de aglietti. Et questo secundo il gusto a chi piace.

INGREDIENTES

40-50 g de pão rustico - envelhecido
5 colheres de sopa de salsinha picada
2 folhas de sálvia fresca picada fina
1 pitada de pimenta moída
1 pitada de cravo em pó
1 pitada de noz moscada ralada
¼ colher de chá de canela em pó 
¼ colher de chá de gengibre em pó
3 colheres de sopa de vinagre de vinho
2 dentes de alho (opcional)
10 cl de água
Sal

PREPARAÇÃO

Nós colocamos o pão de molho em água. Quando ele estiver inchado bem, esmigalhe com um garfo. Adicione ervas, especiarias, alho esmagado (se você quiser) e esmague fortemente (se puder, faça uso de um almofariz para liberar todo o seu sabor das ervas e obter um purê. Acrescente o vinagre e retifique o gostocom a pimenta e o sabor com o sal. Depois passe por uma fina peneira (ou passae por um liquidificador ou mixer) e sirva com uma perna ou qualquer outro tipo de carne assada.

NOTAS:

Este molho é um grande clássico da cozinha medieval e todos os tratados irá fornecer uma receita. Exatamente como a mostarda, era vendido pelos "torradores" daquele tempo e foi amplamente conhecido e utilizado.

Muitas vezes, os livros de receitas antigos nos fornecer uma indicação para usar esse delicioso molho com carne assada; Sugerimos que você utilize-o com o cozido, se você talvez reservar sob refrigeração, depois de preparar um bom caldo. O frescor das ervas e o sabor do alho vai fazer a carne ainda mais convidativo e saboroso.

Nenhum comentário: