----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, dezembro 10, 2014

BOLO DE AMÊNDOAS

A Cozinha Medieval utilizou a AMÊNDOA para acrescentar uma ligação suplementar aos molhos, como complemento ao pão, para substituir a manteiga e como leite em dias de jejum.

INGREDIENTES

ILUSTRATIVA
250 g amêndoas descascadas e moídas 
6 ovos, separados
250 g de açúcar refinado
1 raspa de laranja
1 raspa de limão
4 gotas de extrato de amêndoa 
Manteiga para untar a forma de bolo
Farinha de pulverizar a forma de bolo
Açúcar de confeiteiro para polvilhar o bolo
Lascas de amêndoa para enfeitar o bolo

PREPARAÇÃO

Moer as amêndoas finamente em um processador de alimentos. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro. Em seguida, bata as raspas da laranja e do limão e extrato de amêndoa. Adicione as amêndoas moídas e misture muito bem. Reserve essa mistura. 

Bata as claras em neve até ficarem firme e dobre de tamanho. Acrescente a mistura de amêndoa - a mistura por ser espessa que você precisa para coloca-la aos pouco nas claras batida. Incorpore os dois ingredientes lentamente. Unte uma “forma redonda com fundo removível” - de preferência antiaderente,  com manteiga e polvilhe com farinha, em seguida, despeje a mistura. 

Coloque o bolo em um forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos ou até que fique firme. Deixe esfriar antes de tira-lo da forma. Polvilhe por sobre o bolo o açúcar de confeiteiro ou coloque lascas de amêndoas como enfeite. 

Também pode se interessar pela receita da TORTA DE SANTIAGO, da TORTA REAL ou por um pequeno histórico desta iguaria em AMÊNDOA.

Nenhum comentário: