----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

terça-feira, dezembro 02, 2014

RAVIOLI



INGREDIENTES

Massa

1 xícara + 2 colheres de sopa de farinha 
1 colher de chá de açúcar 
1/2 colher de chá sal 
1 colher de sopa de manteiga sem sal, derretida 
100 ml de água, temperatura ambiente 

Recheio

Queijo (queijo macio para o enchimento e queijo duro para gratinar) 
Manteiga, temperatura ambiente  (pomada)
Salsa, finamente picada, moída, ou secas 
Sálvia, finamente picada, moída, ou secas 
Chalotas (cebolas), finamente picado ou em puré 

PREPARAÇÃO

Em uma superfície plana ou em uma tigela grande, misture a farinha com o açúcar e o sal. Faça um buraco no centro e adicione a manteiga derretida. Lentamente, adicione a água, pouco de cada vez, mexendo na farinha com o dedo e usando a outra mão para acrescentar o líquido sem espalhar para fora. Você pode precisar de mais ou menos água, dependendo do tempo e do lugar onde você vive. Sove a massa por pelo menos dez minutos, até que esteja lisa e elástica. Cubra em filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso, misture todos os ingredientes para o recheio até obter uma massa homogênea. 

Abra a massa com um rolo. Cortar formas desejadas - usei círculos (aros) ou corte em quadrados. Coloque uma pequena quantidade de recheio. Umedeça as bordas, e pressione sobre o outro lado fechando-a. As sobras da massas incorpore ao restante da massa, sove e repita até obter o que precisa. 

Leve uma panela de caldo de sua preferencia para ferver e adicione os ravioli. Cozinhe por cerca de 5-7 minutos ou até ficar macio. Em um travessa refratária, rale uma camada de queijo duro. Coloque os ravioli cozido no prato e cubra com outra camada de queijo. Coloque no forno e asse até que o queijo esteja dourado e derretido. 

Two Anglo-Norman Culinary Collections Edited - sec 13 - Hieatt, Constance B. and Robin F. Jones

Nenhum comentário: