"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, janeiro 22, 2015

BRAGGOT - uma bebida inglesa

ILUSTRATIVA
AD FACIENDUM BRAKOTT - BRAGGOT

Pega em 14 galões de boa e delicada cerveja; daquela em que o malte seja esmagado 2 vezes. Deita-a num recipiente de madeira e deixa-a repousar 3 ou 4 dias, até que ela se altere. Em seguida pega num quarto de malte e num meio quarto de mel natural. Põe ao lume e deixa ferver, escumando até a clarificação. Acrescenta então uma pitada de pimenta em pó e outra de cravinho, e deixa voltar a ferver. Tira do lume e deixa arrefecer. Deita a bebida dentro de um recipiente e o bagaço põe-no no interior de um saco dentro de uma panela. Tapa bem o recipiente com um pano, de maneira a que lá não entre ar algum. Acrescenta levedura. Pode beber-se 3 ou 4 dias depois. Acrescenta aguardente.

Curye on Inglysch, V, 8, pp 149-150.

Fonte:
A Idade Média à Mesa - Bruno Laurioux
Editor: Publicações Europa-América

Nenhum comentário: