----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, janeiro 18, 2015

FRIGOUSSE BOURGUIGNOTTE

frigousse bourguignotte é um grande ensopado de carne cozido em vinho tinto, ervas e especiarias. É um prato reconfortante cheio de sabor que podemos desfrutar feliz em dias frios.

INGREDIENTES

700 g de carne em cubos (javali, porco, vaca, vitela, carne de veado)
300 g de bacon ou toucinho em cubos pequenos
50 ml de azeite
2 cebolas grandes picadas
400 g de cogumelos
200 g de castanhas (portuguesas) descascadas e inteiras
Sal
Pimenta
3 copos de vinho tinto
1 xícara de caldo de carne
2 colheres de sopa de vinagre de vinho
1 colher de sopa de tomilho
1 colher de sopa de folhas de alecrim
Algumas folhas de louro
1/4 colher de chá de canela
1/4 colher de chá de cravo em pó
Sementes 4 vagens de cardamomo

PREPARAÇÃO

Em uma caçarola de ferro fundido, refogue a cebola e bacon no azeite quente. Adicione a carne e deixe cozinhar sem dourar eles. Adicione os líquidos, as castanhas e as especiarias. Cozinhe em fogo baixo por 3 horas, mexendo ocasionalmente e sirva quente. É possível preparar o prato no dia anterior porque quanto mais tempo ela ferve, o melhor. Qualquer que seja as carnes escolhidas será um prazer: fácil de fazer e pode ser facilmente preparado, em qualquer lugar.


Nenhum comentário: