----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, janeiro 18, 2015

PIPEFARCES - sticks de queijo

ILUSTRATIVA
O conceito de palitos de mussarela tem suas origens no século 15. A obra francesa intitulada Le Menagier de Paris (The Goodman of Paris) - 1393, tem uma receita para palitos de queijo fritos. Neste documento, eles são referidos como pipefarces, o que significa canudos recheados. Esses palitos, no entanto, são "palitos de Munster" ao contrário de palitos mussarela. A idéia de colocar queijo mussarela dentro em vez de Munster foi originalmente inventado por estudantes da Universidade de Cornell em algum momento dos anos 1920.

PIPEFARCES. Take egg yolks and flour and salt, and a little wine, and beat together strongly, and cheese chopped in thin slices, and then roll the slices of cheese in the batter, and then fry in an iron skillet with oil in it. This can also be made using beef marrow. 

INGREDIENTES

6 gemas de ovos
30 ml de vinho branco
120 g de farinha não branqueada
30 g de farinha de trigo integral
Sal
450 g des queijos (provolone ou mussarela ou Muenster ou fresco ou brie)
Óleo vegetal para fritura

PREPARAÇÃO

Corte o queijo em palitos (6mmx6mmx7cm). Se estiver usando brie, coloque-o no freezer por 10 minutos antes de cortar para torná-lo mais firme e mais fácil de cortar. Cubra o queijo para mantê-lo de secar e reserve; se estiver usando brie, devolvê-lo ao congelador até que esteja pronto para cozinhar.

Peneire as farinhas e o sal juntos. Em outra tigela, misture as gemas e vinho branco e misture até ficar bem misturado. Aos poucos, misture na mistura de farinha, mexendo até misturar bem. (Se a mistura parece muito grosso, adicione um pouco mais de vinho.)

Aqueça 2 cm de óleo em uma frigideira funda. 
Mergulhe os palitos de queijo individuais na massa, em seguida, coloque suavemente no óleo quente para fritar até dourar. Retire do óleo com uma escumadeira e coloque em camadas de papel toalha para escorrer. Sirva quente.

Notas

O óleo deve ser quente o suficiente para selar a massa e impedir o queijo de vazar, mas não tão quente que a massa começa a queimar antes que o queijo esteja derretido completamente. Todos os queijos listados acima funcionam bem nesta receita. Se o brie não estiver refrigerado, no entanto, é impossível de cortar e mergulha-lo na massa. O ligeiro amargor do vinho cozido no óleo, deixando na massa agradavelmente saborosa. 

Nenhum comentário: