"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, janeiro 21, 2015

SOPA JACOBINA

ILUSTRATIVA
Soppe jacopine de pain tosté de frommage du melleur que on pourra trouver et mectre sur lez tosteez. Et destramper de bouillon de beuf et metctre dessus de bons pluviers rotiz ou de bons chappons.

Jacobin sops of toasted bread, of the best cheese one can find and put on the toast. And soak in beef broth and put under good roast birds or good capons.

Deve ser feita com pão torrado, e com o melhor queijo que se arranjar, e com que se polvilham as torradas. Diluir caldo de caldo de vaca e acrescentar por cima 'pequenas aves' assadas ou bons capões.

Le Recueil de Riom : Recettes de cuisine du XVe siècle
Auteur: Anonyme
Editions Paléo (2009)

Texto escrito por volta de 1466 por um burguês ou pequeno nobre Auvergne (município e província de Auvergne, FR). Diferente do Viandier e Ménagier, receitas são seguidos por um receituário. Edité par Carole Lambert à Montréal 1987, Le moyen français Revue d'études linguistiques et littéraires.

Fonte:
A Idade Média à Mesa - Bruno Laurioux
Editor: Publicações Europa-América
OBS.:
Neste livro essa sopa está referida como SOPA DOMINICANA.

Nenhum comentário: