----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, fevereiro 26, 2015

CROSTINI



Uma atenção ao chão sob as mesas com as iguarias.
O costume de usar um prato individual onde colocar a comida é, de fato, da Idade Média. Basta olhar para os afrescos que representam os banquetes romanos, para perceber que as mesas estavam praticamente vazias. Os serviçais transportavam a carne e peixe em grandes bandejas, da qual cada um tomava o que desejava, comiam e se sobrava alguma coisa repousava sobre fatias de pão. Nestas cantinas combinavam por sobre o pão,  olietto  (óleo, salsa e alho), molhos diversos e vários pedaços de carne, tornando-o saboroso e delicioso. Esses "pratos" podemos afirmar se tratar dos ancestrais dos croutons: eram fatias de pão recoberto com as partes mais pobres dos animais. O pão, geralmente muito duro, pois foi primeiro torrado e, em seguida, deviam ser embebido em caldo ou vinho para torná-la comestível. Há inumeras pastas que podem ser usadas sendo que aprecendo uma tradicional e simples pasta de alho-poró.

Crostoni di pane e porri

Prendi il bianco dei porri e taglialo fine , fai bollire in vino, olio e sale finche’ e’ cotto; tosta del pane e disponilo nei piatti, versa sopra la salsa calda e servi.

INGREDIENTES

6 alho-poró
6 fatias de pão torrado
1 copo de vinho branco seco
sal e pimenta
azeite virgem extra.

PREPARAÇÃO

Corte a parte branca do alho-poró em fatias finas e coloque-as para cozinhar em uma panela com um fio de óleo (azeite); quando elas estiverem murchas derrama vinho até cobrindo (incorpore bem as fatias e o vinho). Cozinhe em fogo baixo por 30 minutos, até que o alho-poró será reduzido a um creme. Adicione sal a pimenta. Espalhe a mistura por sobre a torrada quente, adicione um fio de azeite e sirva.

Nenhum comentário: