"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, setembro 20, 2013

Duke's Powder for HIPOCRAZ - pó do duque

Excerto do Libre del Coch - Ruperto de Nola
(Spain, 1520 - Robin Carroll-Mann, trans.)

6. DUKE'S POWDER. Half an ounce of cinnamon, one eighth of cloves, and for the lords cast in nothing but cinnamon, and a pound of sugar; if you wish to make it sharp in flavor and [good] for afflictions of the stomach, cast in a little ginger.
And the weights of the spices in the apothecary shops are in this manner: one pound is twelve ounces , one ounce, eight drachms; one drachm, three scruples; another way that you can more clearly understand this: a drachm weighs three dineros, a scruple is the weight of one dinero, and a scruple is twenty grains of wheat.

INGREDIENTES

07 g de canela

30 g de gengibre
30 g de cravo
05 g de noz-moscada e 
05 g de galanga

PREPARAÇÃO

Meia onça de canela, de um oitavo de cravos, e para os senhores expressos em nada, mas a canela, e um quilo de açúcar, se desejar fazê-lo acentuada no sabor e [boa] para aflições do estômago, no elenco um pouco gengibre.

“Para fazer hipocraz em pó, tomar um quarto de onça de muito fina canela, escolhidos a dedo por prová-lo, uma onça de gengibre cortada muito fina e uma onça de grãos do paraíso, um sexto de uma onça de noz-moscada e de galanga juntos, e bater tudo junto. E quando você quer fazer hipocraz, dê uma boa meia onça ou mais deste pó e duas quartas-de-onça de açúcar, e misture-os juntos, e um litro de vinho como medido em Paris. E note que o pó e o açúcar misturados fazer "pó do duque."


"15 g deste pó para 14 g de açúcar em 1 litro de vinho"

Nenhum comentário: