----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, março 13, 2015

ROMANIA - frango ao molho de romã

ILUSTRATIVA
De romania, suffrigantur pulli cum lardo et cepis et terantur amigdale non mondate et distemperentur cum succo granatorum acrorum et dulcium. Postea, colletur et ponatur ad bulliendum cum pullis et cum cocleari agitetur. Et ponatur species. Potest tamen fieri brodium viride cum herbis.

Da Romênia, fritar o frango com lardo e cebolas e triturar amêndoa não sem (com) pele e misture com suco de romã amargo e doce. Posteriormente, coado e colocamos para ferver frango e com colheradas agitar. E vamos colocar especiaria. Pode ainda colocar-se caldo verde com ervas. 

INGREDIENTES

1 frango, cerca de 1,5 kg (a receita pede pintos, porém usei pedaços de frango) 
2 romãs frescas 
1 xícara de amêndoas com casca
1 cebola grande (cortada em cubos)
50 g de lardo de porco (toucinho) 
1 g de grãos do paraíso em pó
1 g de gengibre em pó
1 g de canela em pó
pimenta e sal a gosto
suco de 1 limão
Sementes de Romã (opcional) 

PREPARAÇÃO

Lave as amêndoas e seque-as muito bem. 
Quando elas estiverem completamente secos, reduzi-la a pó (em um liquidificador ou processador). Deixe no copo, reserve.
Corte as romãs ao meio e retire as sementes e coloque dentro do copo com o pó de amendoa utilizando o máximo da potência; pois serão necessarios de 300 ml a 400 ml de suco. Adicione o suco de limão.
Passe essa mistura por uma peneira fina resultando um leite de amêndoa feita com suco de romã (em vez de água). 
Corte o frango em 8 pedaços (2 coxas, 2 sobrecoxas, 2 asas, dois pedaços de peito) e tempere com sal e pimenta.
Corte a gordura em dados de 3 mm e coloque em fogo baixo em uma panela de fundo grosso.
Descasque a cebola e corte em rodelas finas. 
Quando a gordura tem derretida, doure o frango e cebola uniformemente até estar dourada. 
Se houver excesso de gordura na caçarola, retire a maior parte dele antes de prosseguir. 
Adicione o suco de amêndoa-romã e as especiarias.
Adicione o suco de amêndoa-romã e as especiarias sobre a carne.
Deixe ferver, em seguida reduza a temperatura para o mais baixo possível e deixe ferver, tapado, até que o frango esteja macio, entre 30 a 45 minutos. 
Verifique o sal do molho e sirva.

FONTE:
The Medieval Kitchen: Recipes from France and Italy; Odile Redon, Françoise Sabban, & Silvano Serventi, translated to the English by Edward Schneider; The University of Chicago Press, 1998.

Nenhum comentário: