"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, abril 10, 2015

CAPPE - XXXVI

Mais uma receita deste importante chef que em 1570 editou o livro de culinária mais completo do Renascimento: Opera dell'arte di cucinare.

INGREDIENTES

2,5 kg de mexilhões
160 ml de verjus
Pitada de pimenta
Salsa q.b.



Mexilhões são um tipo de marisco: eles devem ser cozinhado (suados) em uma panela sem água. As conchas abrirão por causa do calor, colocar em agraço (verjus) com um pouco de pimenta moída e salsa picada e misture e transfira imediatamente em pratos de servir. 
Em primeiro lugar, devem ser mantidos uma noite ou dia em água bem salgada para que eles perdem a sua amargura natural.




PARA MAIS RECEITAS da OPERA DE BARTOLOMEO SCAPPI consulte #opera.

Nenhum comentário: