----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sábado, abril 18, 2015

ESPARAGUAT

"If you wish to eat asparagus, take them and wash them and parboil; and when they are parboiled, dredge them with flour and put them in a frying pan and fry them until they are cooked. And put them on serving dishes, and if you wish, put a little vinegar on them."

Esparaguat é um prato medieval de aspargos fritos. Embora a estação aspargos seja longa com seu final (colheita) na primavera apresento esta receita aspargos medieval, que é pouco incomum em comparação com as atuais receitas de espargos. A receita originalmente vem do 'Libre de Sent Soví' contendo receitas catalãs do século XIV. A tradução está no livro 'Pleyn Delit'.

INGREDIENTES

500 g espargos
Meia xícara de farinha com um pouco de sal e pimenta
Óleo para fritar
Vinagre de vinho branco

PREPARAÇÃO

Apare os aspargos e depois de branquea-los por 3-4 minutos em água ligeiramente salgada; escorra e seque sobre papel toalhas. Aqueça o óleo em uma frigideira. Mergulhe os aspargos em farinha revesti-los bem e frite em fogo moderado, suave, mas rapidamente. Tenha atenção de frita-los por todos os lados até que doure. Coloque em um prato de servir e manter aquecido, quando todas as estiverem fritos, borrife um pouco de vinagre e sirva imediatamente.

FONTE: 

PLEYN DELIT: MEDIEVAL COOKERY FOR MODERN COOKS
By Sharon Butler, Constance B. Hieatt, and Brenda Hosington
University of Toronto Press, Scholarly Publishing Division © 1996


Nenhum comentário: