"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, abril 30, 2015

PETRONCIANE IN AGRODOLCE

ILUSTRATIVA
Talvez essa receita seja o ancestral da caponata, entre as inúmeras origens descrita por historiadores eu prefiro a apresentada por Giuseppe Coria, autor de vários livros da cozinha siciliana, que a receita teve origem na palavra latina caupo (taverna), onde a cauponae - comida de boteco para viajantes - era servida."

INGREDIENTES

1 berinjela, descascadas e cortadas em pedaços grandes
60 g de azeite de oliva
20 g de passas
1 talo de aipo, pequenos cubos
12 g açúcar
12 ml de vinagre de vinho tinto
10 g de hortelã picada60 ml de água
Sal

PREPARAÇÃO

Salgue os pedaços de berinjela. Aqueça o óleo em uma frigideira e frite a berinjela. Retire a berinjela e deixe escorrer o excesso de óleo. Limpe a panela de qualquer vestígio de óleo com uma toalha de papel. Coloque todos os ingredientes na panela, juntamente com a berinjela já frita. Cozinhe em fogo médio até ficar macio. Para finalizar adicione a hortelã. Sirva em temperatura ambiente.

FONTE: 

2 comentários:

Brenoi disse...

Testei e aprovei.
so não tinha o aipo e as passas (mas na próxima eu colocarei com certeza).
Muito fácil e saboroso.

Já tinha experimentado mas NUNCA imaginaria como se faz.
Os sabores do vinagre, açúcar e hortelã cozidos, com a berinjela são únicos.

Valeu por nos trazer essa receita.

Djalma Cook disse...

O bom destas receitas são a facilidade em realiza-la.

Que bom que gostaste.