----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

segunda-feira, maio 11, 2015

AFFARE NOCHI

ILUSTRATIVA
LXVIIII - Chi vole fare nochi, tolla farina et molglica de pane, et metterace uno poca de acqua, et toy le ova et desbacti con essa, et agi uno talgliaturo bagnato et falli mectere a bollire, et quando sondo cocte, tralle fora et burlali suso del cascio assay. 

Due Libre B - An Early 15th Century Recipe Collection from Southern Italy - Translated by Rebecca Friedman

INGREDIENTES

300 gr. pão amanhecido
100 gr. farinha
3 ovos
Sal q.s.
Queijo parmesão ralado e a Manteiga derretida para finalizar

PREPARAÇÃO

Você coloca o pão de molho na água por meia hora, em seguida, aperta-o para retirar o excesso e misture com farinha, ovos e uma pitada de sal. Deve ser uma massa suave, mas não muito mole. Com as mãos molhadas faça em bolas do tamanho de uma noz e coza por 5-10 minutos em água fervente e salgada. Depois retire e deixe escorrer. Sirva com manteiga derretida e muito queijo parmesão ralado como entremets de um banquete medieval em grande estilo.

Arte coquinaria

2 comentários:

Carlos disse...

Tem algum tipo de pão específico para essa receita?

Djalma Cook disse...

Aconselho um pão de forma, branco e sem casca. A função do pão é dar liga a massa. Na época era difícil a farinha para outra função que não fazer pão.
Espero ter ajudado.