"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

segunda-feira, junho 08, 2015

PRESUNTO E ERVILHAS COZIDAS

ILUSTRATIVA
Na Idade Média, os campo de ervilhas são constantemente mencionados, por serem um alimento básico que "impedia a fome a distância", como Carlos, o Bom, Conde de Flandres observou explicitamente em 1124. 

INGREDIENTES

Presunto - um grande pedaço
Ervilhas
Raiz de Rábano  (Armoracia)
Linhaça - um punhado 
Cerveja para adicionar à água de cozimento
2 pedaços de pano de linho/algodão e de cordão (para amarrar)

PREPARAÇÃO

Preencha pela metade uma caçarola com água (e de 5% a 10% de cerveja se você desejar)
O fogo durante todo o processo estará sempre acesso. Sempre é bom lembrar que tal comida era realizada no exterior da casa, sobre uma fogueira onde o fogo era sempre alimento.
Corte um pequeno pedaço de rábano, descasque e pique finamente. Adicioná-lo ao prato de ervilhas. Rábano é picante portanto use com atenção.
Polvilhe um pouco de linhaça sobre as ervilhas e misture
Adicione um pouco de manteiga para o prato
No centro do pano, despeje as ervilhas devidamente misturadas.
Amarre o pano fazendo uma trouxa certificando-se que não haja folgas ou buracos por onde as ervilhas possam sair.
Amarre o presunto em um pano separado, tendo a mesma atenção quanto a amarração.
Coloque ambos os panos para a panela e deixe por algumas horas.
Não será necessário salgar pois a cura do presunto já irá saboriza-lo.
O presunto será pronto quando ao empurrar uma faca e o suco/caldo correr claro. Será preciso retirar a trouxa do presunto da panela para testar isto. Uma vez que o presunto esteja pronto, as ervilhas também estarão prontas.
Sirva quente.

FONTE:

Nenhum comentário: