"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

terça-feira, julho 21, 2015

MAKEREL IN SAWSE

Mackerel in bruet - Cavala no molho

Take makerels & smyte hem on pecys, cast hem on water & verjous, seeth hem with myntes & with othere erbes, colour hit grene other yelow, & messe hit forth.
  
INGREDIENTES

4 cavala fresca
6 g de sal dissolvido em 240 ml de água
60 ml de verjus
3-4 cebolas médias
15 g de hortelã seca
ou
3 ramos de hortelã fresca

OPCIONAL:
pimenta, tomilho, salvia e salsa.

PREPARAÇÃO

Os peixes devem ser limpos, com as cabeça(s) removidas, a menos que você quiser cozinhar-lo todo. 
Se você for cortar em postas, faça-a em não que 5 cm (3 a 4 dedos) de comprimento. Coloque-o em uma panela junto com as cebolas cortadas grosseiramente, a hortelã picada, as outras ervas escolhidas (tomilho e sálvia, p.ex.), a água salgada e vinagrada (com o verjus), a cavala e cozinhe por 15 minutos. Retire o peixe da panela e coloque para um prato de servir; polvilhe a salsa, finamente picada com um pouco de sal e pimenta.
 - A receita original sugere que você 'cor-lo grene ou zelow' (colorir com verde e amarelo - espinafre ou repolho e abobora ou cenoura, p.ex.) e despeje sobre eles um pouco do líquido de cozimento. Também recomenda 'messe it forth': dividir em 4 (quatro) porções.

Esta receita integra o Forme de Curye, ab. 1390 A.D. A imagem é do manuscrito original digitalizada pela John Rylands University Library e da impressão 1780 editado por Samuel Pegge. (English MS 7 - 61r)

Nenhum comentário: