----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, novembro 20, 2015

LAIT LARDÉ

http://gallica.bnf.fr
Na realidade esse prato se trata de um pudim de leite, salgado. Ela deve ser preparada de dia para outro.

INGREDIENTES

250 g de bacon magro 
1 litro de leite
8 ovos
Gengibre (in natura)
Açafrão
Alho
Sal e Pimenta
Banha de porco

(opcional: leite de amêndoa substitui o leite de vaca)

PREPARAÇÃO

Retire o casca bacon e corte o bacon em pequenos cubos para evitar a quebra das fatias quando for finalizar na frigideira. Unte uma frigideira com bacon (a receita menciona paellera) e deixe fritar bem o bacon em fogo baixo mexendo ocasionalmente. Reserve, guardando a frigideira e a gordura resultante para finalizar o prato.
A parte, enquanto espera o leite ferver, bata os ovos em omelete (clara e gema). Tempere os ovos batidos com açafrão e gengibre e mexendo sempre com uma colher de pau, despeje pouco-a-pouco o leite e adicione o bacon frito. Despeje em ramequin e coloque em forno com fogo baixo em banho-maria durante 35 minutos. Deixe esfriar, coloque uma placa com um peso em cima. Então, deixe-o durante a noite.
No dia seguinte, desenforme e corte em fatias finas e frite (selar) em uma frigideira em um pouco de banha de porco, alho, sal e pimenta a seu gosto. Sirva bem quente.


Nenhum comentário: