----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

terça-feira, novembro 10, 2015

Salat of Apples and Onions - Maças e Cebolas

Esta receita tem uma maravilhosa combinação de sabores, a maçã e cebola se complementam muito bem. A salada também conserva-se bem, pois o vinagre impede a maçã de oxidar.

Archidipno overo dell’insalata, e dell’uso di essa, Trattato nuovo, curuoso, e non mai più dato un luce, Da Salvatore Massonio. Scrittp, e diuiso un Sessanta otto Capi, Dedicato á molto illustru Signori fratelli, Ludovico, Antonio, e Fabritio Colantonii.
 
In Venetia, MDCXXVI (1627).
Appresso Marc’Antonio Brogiollo.
Con Licenza dé Superioro, e Privilegio.

Fonti ricetta originale:

Fassi la seconda insalata di mele crude, monde dalla scorza, e tolcone via il midollo, e di cipolla, amendue divisi in non minute parti: e se le mele son agre, haveranno maggior possanza di destar la fame; selleno on dolci, faranno gratiosa compagnia all agro della cipolla. Quest insalata si condisce anchella dellordinario condimento, ma con laggiunta del pepe, che la rende di sapore pi grata. E suol questa in salata farsi nel tempo, che lasprezza, & orrore del Verno o h in tutto inaridite lherbe de gli horti, o le neve in tutto le ricuoprono.

INGREDIENTES

2 maçã média gala
1 cebola grande
2 colher de sopa Azeite
2 colher de chá de vinagre de vinho tinto
1/2 colher de chá de pimenta preta


* (as quantidades como estimativas possibilita variar de acordo com seu gosto pessoal)

PREPARAÇÃO
ILUSTRATIVA
A questão primordial desta salada crua esta no fato de a maçã e a cebola estarem, cada qual no seu tamanho. Descasque e corte a maçã em cubos e a cebola em pedaços iguais. Num bowl misture as maçãs e as cebolas, incorporando-as. A parte, misture o azeite, o vinagre e despeje sobre as maçãs e cebolas finalizando com a pimenta. Sirva com torradinhas.

FONTE:
Grene Boke:The Commonplace Book of Lady Avelyn Grene

Nenhum comentário: