"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sábado, janeiro 16, 2016

SPARACI - Espargos

De li Sparaci. Togli li sparaci, e fail bollire; quando sieno bolliti, poalli a cocere con oglio, cipolle, sale e zaffarano, e spezie trite, o senza.
Anonimo Toscano, Il libro della cucina del secolo XIV

INGREDIENTES

500 gr espargos 
1 cebola pequena 
1 colher de sopa de azeite 
pitada de sal
pitada de açafrão
pitada de pimenta

PREPARAÇÃO

Espargos limpo e pedaço cortado. Vapor até que esteja macio. Enquanto isso pique a cebola e refogue no azeite até ficar transparente, acrescente sal e as especiarias. Sirva cebolas salteadas por sobre aspargos.

Fontes:
A Cozinha medieval: Receitas provenientes de França e Itália; Odile Redon, Françoise Sabban, e Silvano Serventi.

Nenhum comentário: