----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, fevereiro 07, 2016

PIPIONES (piccioncini)

Recipe eos, et mitte eos in patellam, in pinguedine cum lardone,et cooperi bene, et verte eos aliquando, quod non ardent. Post hoc recipe amigdolas pistas, et ova cruda temperata cum agresto; et tunc eice pinguedinem, et mitte intus aquam rosaceam, itaquod temperatura fiet aliqualis spissa; at mitte totum super pipiones.

Registrum coquine de Jean de Bockenheim (1430)

INGREDIENTES

4 pombinhos* depenados, eviscerados, lavados e secos
Manteiga 100 gr.
Banha 100 gr
Amêndoas moídas gr.180
Sal, pimenta, vinagre de vinho branco e vinho branco seco e trinco, q.b.
2 ovos médios
Rose água e um punhado generoso de pétalas de rosa perfumado.

* na falta opte por Codornão (Codorna Gigante) - 1 POR PESSOA

PREPARAÇÃO

Seguindo as instruções do John e douramos os pombinhos na manteiga e banha de porco, talvez terminar o cozimento no forno a uma temperatura não muito alta e, se necessário, pulverizá-los com um pouco de vinho branco.

Aparte emulsionado uma parte das pétalas, amêndoas, ovos, 1 colher de sopa de vinagre branco diluído em meio copo de vinho, e uma pitada de sal / pimenta. Quando tudo é reduzido em creme, se necessário adicionar gotas de água de rosas: Prove muitas vezes dosar sabores e aromas.

Pouco antes de servir, untada o molho e colocar os pombinhos no forno
numa travessa tapada por cerca de cinco minutos.
Como começa a solidificar e dorar, retire do forno e sirva imediatamente, bem quente, contornando o prato de servir com as pétalas restantes. Eles são acompanhados por um branco seco e perfumado (tipo Vernaccia), ou o mesmo vinho utilizado na culinária.


Nenhum comentário: