----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, março 20, 2016

PLAGUE DRINK

A peste negra era um medo constante nos tempos medievais e, no século 14, matou mais de um terço da população da Inglaterra. As pessoas não tinham conhecimento de bactérias e tentou todos os tipos de remédios estranhos. 
Aqui está uma bebida que se acreditava combater a peste negra. Infelizmente, muitas dessas bebidas provaram se nojentas e pouco fez para combater uma doença tão virulenta (embora alguns ingredientes, como Rosa-mosqueta, ainda são usados como em remédios hoje).

Em algumas receitas o suco de uva foi substituído por vinho ou cerveja ou até mesmo pela urina da pessoa doente - não muito, agradável a todos !!

INGREDIENTES
  • Matricária - Camomila (para afastar febre, dores de cabeça -  impulsiona o sistema imunológico a combate infecções e funciona como um cicatrizante natural)
  • Saudades - Scabiosa atropurpurea -  (para curar cicatrizes e comichão - propriedades antipiréticas, especialmente para combater febres)
  • Artemísia (para proteger da peste - propriedades cicatrizantes, antisséptica, analgésica, depurativa e antimicrobiana)
  • Rosa-mosqueta (para proteger os pulmões e suavemente remover o corpo através do seu efeito laxante suave - dedicado ao trato de inflamações e também pode ser usada como laxante e diurético)
  • Malva (para aliviar dores e dores - estimula o bom funcionamento do intestino, também eliminando bactérias e toxinas)
  • Milefólio - Mil-folhas (para purgar e curar feridas e afastar a doença e do mal - atua na limpeza das toxinas através da pele e dos rins)
  • Sálvia (para evitar dores nas articulações - com propriedades antioxidante; antimicrobiana; ansiolítica; calmante; anti-inflamatória)
  • Suco de uva

MACERAÇÃO: operação que consiste em submeter uma substância à ação de um líquido, à temperatura ambiente, para que este se impregne dos princípios solúveis ativos. Não deve ser fervido. PARCIMONIA. Cada um possui organismo e problemas diferentes sendo que cada um precisará de uma quantidade distinta da erva.

Fonte
http://cookit.e2bn.org/historycookbook/813-plague-drink.html
Pesquisado:

Nenhum comentário: