"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sábado, abril 23, 2016

LENTILHA-CEVADA

Hoje, os médicos e profissionais de saúde reconhecem os incríveis benefícios de saúde das lentilhas (alto teor de fibras, vitaminas, ferro e pouca gordura), mas os doutores da Idade Média alertavam que as lentilhas eram de difícil digestão, afetava a visão, e até mesmo causava epilepsia e pesadelos. Apesar destas superstições, o povo de todas as classes freqüentemente a consumiam como um substituto para a carne às sextas-feiras durante a Quaresma.

Medieval Pottage

Antes de cozinhar, sempre lave as lentilhas e escolha para retirar pedras e outros detritos. Ao contrário dos feijões e ervilhas, não há necessidade de demolhar a lentilha. Cozinhe lentamente se eles estiverem combinados com sal ou algum ingredientes ácido, adicionando-o por últimos. Porém se for colocá-la de molho, para reduzir ainda mais o tempo de cozimento, deixe-a de molho por 8 horas em água limpa e filtrada com 2 colheres de sopa de vinagre ou limão. Em seguida lave bem a lentilha e ferva por poucos minutos. Cuidado para não deixar muito tempo e deixar muito mole.

INGREDIENTES

240 g. de lentilhas
120 g. de cevada
120 g. de aipo picado
120 g. de cenouras picada
80 g. de cebolas picadas
60 g. de alecrim
30 g. de espinafres
10 g. de sal
10 g. de cominho em pó
1 litro de água

75 ml. de azeite

PREPARAÇÃO

Refogue a cebola, aipo, cenouras no azeite de oliva em uma panela grande.
Adicione a água, lentilhas, cevada, alecrim, sal e cominhos.
Leve para ferver, em seguida, reduzir o calor.
Cozinhe até que as lentilhas e cevada estiverem macias, cerca de uma hora.
Adicione o espinafre e cozinhe por 15 minutos finais.

Nenhum comentário: