"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, abril 21, 2016

LENTILHA - De le lenti

Colheita de lentilhas.
Tacuinum Sanitatis,
Milano ou Pavia (Italia),
1390-1400. [BNF]
Essa planta trepadeira da família das leguminosas se originou no Oriente Médio e foi uma das primeiras colheitas domesticadas no mundo. Os seres humanos começaram a comer lentilhas antes que eles inventassem a cerâmica.

Lentilhas são mencionadas muitas vezes no Antigo Testamento. Na tradição judaica eles são considerados como alimento para os enlutados, juntamente com ovos cozidos. A razão é que sua forma redonda simboliza o ciclo de vida do nascimento à morte.

Para o camponês médio, as lentilhas eram uma parte importante da rotação trienal dos campos aráveis ou sistema dos três tempos. No outono, a terra era plantada com trigo de inverno ou centeio, cevada ou aveia; na primavera, os camponeses plantavam lentilhas, ervilhas e feijão; a terceira, deixava o campo em repouso. No ano seguinte havia uma alternância de cultura deixando a que recebeu a cultura da primavera em repouso. Aquela que havia repousado receberia a semeadura de outono e por ultimo, no setor que havia produzido os grãos (outono) seriam plantados os legumes (primavera). Hoje, esse sistema é conhecido por pousio.

A peste negra (peste bubônica) teve uma taxa de mortalidade foi elevadíssima (talvez um quarto ou um terço nas áreas afetadas), e deixou a maior parte de quem sobreviveu à calamidade, fraco e miserável. Devido à falta de nutrientes nas dietas dos camponeses por diversos fatores, a lentilha assim como aqueles plantados, por serem baratos, fáceis de plantar e de cozinhar contribuiu de maneira expressiva com as proteínas, muito necessária, e vitaminas indispensáveis a pessoa. As condições de saúde e econômica começaram a melhorar lentamente pós-peste, mas durante algum tempo ainda surgiram alguns focos da doença.

Essa receita é muita fácil e simples.
Togli le lenti bene lavate e nette da le pietre, e poni a cuocere  con erbe odorifere, oglio, sale e zaffarano. E quando saranno cotte, tritale bene; e messovi su ova dibattute, e cascio secco tagliato, da' mangiare.

Tome lentilhas bem lavadas e escolhida sem pedras posta para fora, e colocá-las cozinhar com ervas e temperos, azeite, sal e açafrão. E quando eles são cozidos, picar-lhes bem; e coloque os ovos batidos por cima, e raspe queijo seco, servir.

Altramente. Poni a cuocere le lenti con carne di porco fresca o insalata, e dalle a mangiare, pur così senza ova e cascio.

Outra preparação. coloque as lentilhas para cozinhar com carne de porco frescas ou salgada, e servi-los, mas, neste caso, sem ovos e queijo.
Anonimo Toscano, Il libro della cucina del secolo XIV

Nenhum comentário: