----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sábado, maio 07, 2016

LXVII - ALESAGNE

Chi voi e fare alesagne, tolla bona farina bianca et falla bollire in brodo de capuni. Se non fosse tanta, mictice de altra acqua, et mectace del sale a bollire con essa, et tragala in uno catino, et mectano del cascio assay, et burla sopra li tagliaturi del grasso del capone.

Due Libre B - An Early 15th Century Recipe Collection from Southern Italy - Translated by Rebecca Friedman

INGREDIENTES

375 g de farinha 
150 ml de água
250 g queijo parmesão ralado
75 g cortes gordura de frango (Schmaltz - gordura)
Sal - pimenta – açafrão - azeite
Caldo de galinha - fervente

PREPARAÇÃO

Misture a farinha, água e sal até obter uma massa homogênea e macia. Abra e estenda em círculos de 25 cm de diâmetros e 1 cm de espessura. Corte essas folhas simétrica ou grosseiramente afim de obter figuras geométricas. No caldo de galinha e açafrão (pode optar por verduras ou legumes) bem quente, ferva os pedaços por cerca de dez minutos. Ao retira-los da água, escorrega e mantenha aquecido, salpicando generosamente queijo parmesão e regando com azeite ou como trata a receita original coloque pedaços de gordura de frango e sirva quente.

Caso deseje sirva com molho de creme ou queijo com a guarnição de pães rústicos.


Nenhum comentário: