"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, maio 11, 2016

PEASE POTTAGE

SOPA CREMOSA DE ERVILHA

Este puré de ervilha foi provavelmente um dos prato servido na Quaresma. No entanto, ele também poderia ser oferecido no verão, usando ervilhas verdes frescas, embora fique mais farinhento que essa receita.

INGREDIENTES

1 litros de água
700g de ervilhas frescas
350g de cebolas picada finamente
20 ml de óleo
Sal a gosto
Pitadas de açafrão em pó, mergulhada em 60 ml de água fervente

PREPARAÇÃO

Coloque a água para ferver e adicione as ervilhas. Junte a cebola e o açafrão diluído, se utilizar. Cozinhe em fogo brando até que as ervilhas fiquem bem macia. Passe pela peneira separando o líquido dos sólidos, reservando ambos. Numa panela, coloque as ervilhas amassadas (passe-vite) e cozinhe por 10 minutos acrescentando aos poucos o caldo do cozimento até obter a consistência desejada. Lembre-se que, na Idade Média, quanto mais espesso era o puré, melhor seria a qualidade. Retifique o sal antes de servir.

FONTE:
O Medieval Cookbook, Maggie Preto, 1992, The British Museum Press, pp87-88

Nenhum comentário: