"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, julho 07, 2016

RISO ALLA LOMBARDA

fol-48-bnf-paris-giov-de-grassi-visocnti-fine-xiv-sec
Per fare una vivanda di riso alla lombarda sottostata con polpe di polli, cervellate e rossi d’uovo. Piglisi il riso nettato e cuociasi in brodo  nel qual siano cotti capponi, oche o cervellate; e, cotto che sarà di modo che sia sodo, piglisi una parte d’esso riso, e pongasi in un piatto grande e spolverizzisi di cacio, zucchero, cannella, e pongasi sopra esso riso alcun bocconcino di burro fresco e la polpa del petto di cappone e oche, tagliate in pezzuoli e rispoverizzati di cacio. In questo modo facciamo tre suoli e l’ultimo sia bagnato di butiro fresco liquefatto e spolverizzato dalla medesima composizione e pongasi al forno che non sia troppo caldo e lascisi stare per mezz’ora e sbruffisi d’acqua di rose e servasi cosi’ caldo.

OPERA di Bartolomeo SCAPPI (1570)

INGREDIENTES

300 grams de arroz
10 dl de caldo de galinha
200 gramas de peito de frango
12 embutidos de vitela
2 gemas de ovo
50 g de manteiga
50 g da mistura de queijo parmesão, açúcar, canela
Parmesão para cobrir.

PREPARAÇÃO

Cozinhe o arroz com o peito de frango cortado em tiras e salsichas. Escorra e reserve o caldo restante. Em uma tigela depositar a carne a gosto e polvilhe com um pouco 'da mistura de açúcar, a canela, o parmesão. Derrame uma porção de arroz cozido numa forma com manteiga alta e cobrir com uma camada de mistura de carne. Faça outra camada de arroz e deitar-se sobre as gemas de ovos; colocar novamente o arroz e, em seguida, o resto da carne que termina com uma camada de arroz. Polvilhe com [botões de manteiga] e parmesão e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 20 minutos. Servindo na mesma forma.

FONTE:

Nenhum comentário: