----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, setembro 02, 2016

ALHO-PORÓ EM SOPPYS NO VINHO

Embora simples, este não era prato para um camponês que usaria todo o alho-poró e não poderia pagar pelo vinho branco. Esta receita inclui outros luxos como pão branco e azeite de oliva.

Slyt soppes. Teke whyte of lekes and slyt hem, and do hem to seeth in wyne, oile and salt. Tost brede and laye in disshes, and cast the sewe aboue, and serue et forth.
Sop, Soppys = Um pouco de pão mergulhaDO em um líquido, como numa sopa ou vinho. (Viandier)

INGREDIENTES

8 - 12 alho-poró (depende do tamanho)
2 colheres de azeite
pitada de sal
1 garrafa (750ml) de vinho branco
3 - 4 fatias de pão (grão branco), torrado recentemente

PREPARAÇÃO

Corte as partes brancas do alho-poró em fatias finas. Cozinhe o alho-poró cortado no vinho juntamente com o azeite e sal até que as fatias de alho-poró estejam macias.

Quebrar ou cortar as torradas em pedaços pequenos e dividi-los entre as tigelas de sopa. Cubra as torradas com o alho-poró amolecido. Sobre eles derrame o vinho quente e servir logo que a torrada amolecer.

FONTE:
"The Medieval Cookbook" by Maggie Black and published by British Museum Press

Nenhum comentário: