"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, dezembro 18, 2016

MEDIEVAL ROSE PUDDING

"Rosee. Take thyk milke; sethe it. Cast thereto sugur, a gode porcioun; pynes, dates ymynced, canel & powdour gynger; and seeth it, and alye it with flours of white rosis, and flour of rys. Cike utl salt it & messe it forth. If thou wilt in stede of almounde milke, take swete crem of kyne."

INGREDIENTES

70 g de farinha de arroz ou farinha de amêndoa
270 ml de leite ou leite de amêndoa
60 g de açúcar refinado
600 ml de creme de leite
10 tâmaras de sobremesa, sem semente e finamente picadas
15 g de pinoles picado
40 ml de água de rosas - pétalas de rosa branca desabrochada, mas não murcha
Canela em pó q.b.
Gengibre moído q.b.
Sal q.b.

PREPARAÇÃO

A receita original recomenda branquear as pétalas de rosa em água fervente por dois minutos e, em seguida, secá-las (use papel toalha).

Em uma panela coloque a farinha (arroz ou milho) e misture-a aos poucos com o leite ou leite de amêndoa para obter um creme leve e suave. Junte o restante do leite. Coloque a panela em fogo baixo e mexa até que a mistura comece a engrossar. Coloque o creme em um liquidificador e adicione o açúcar, especiarias e água de rosas (ou pétalas de rosa processadas). Incorpore tudo, e logo adicione o creme de leite e sal.

Vire a mistura em uma panela pesada, e mexa em fogo muito baixo, bem abaixo da fervura (quase banho-maria), até que obtenha a consistência de creme batido. Acrescente a maioria das tâmaras picadas e os pinoles, e mexa para incorporá-los. Coloque na geladeira. Para servir utilize taças de sobremesa. Decore com tâmaras restantes.

Almond Milk

INGREDIENTES

120 g de amêndoas moídas
300 ml de água, caldo, vinho ou outro líquido
Farinha de arroz q.b. para consistência
Sal

PREPARAÇÃO

Triture as amêndoas em um liquidificador ou em outro aparelho. Quanddo o líquido estiver a ferver adicione as amêndoas incorporando-as. Deixar repousar por 10-15 minutos, em seguida, passe a misture por uma peneira. Se for necessário, engrosse com farinha de arroz.

FONTE:Recipe from The Medieval Cookbook by Maggie Black
http://food-porn.livejournal.stfi.re/4037484.html

Nenhum comentário: