----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, janeiro 19, 2017

PASTEIS DE COGUMELOS

Esta receita produz os mais deliciosos pastéis adequados para qualquer mesa medieval.

INGREDIENTES

Evidente que esses ingredientes são o mais próximo do original, sendo que os cogumelos teriam sido recém colhidos, o queijo provavelmente teria sido mais difícil de obter e a pimenta muito cara para comprar.

400 g de massa de pastelaria (Pâte Brisée)
400 g cogumelos champignon de Paris (se preferir, Portobello)
2 colheres de sopa de azeite
100 g de queijo ralado – Cheddar
1 ovo batido
Sal q.b.
Pimenta preta (moída) q.b.
Mostarda em pó seco q.b.

PREPARAÇÃO

MASSA: Siga essa receita (Pâte Brisée). Se desejar pasteis abra a massa em uma superfície enfarinhada e corte com cortadores redondos (aro). Coloque um pouco de recheio no centro e sobreponha o outro circulo e feche pressionando levemente a borda com os dedos. Se optar por fazer tarte, use dois terços da massa para cobrir o fundo e as laterais de uma forma para tortas ou quiche. Reserve a outra parte para servir de tampa.

COGUMELO: Corte os talos mais sujos ou rígidos e descarte-os. Coloque 400 gramas de cogumelos fresco em uma panela com 200 ml de água fervente com 1 colher de chá de sal e o suco de 1 limão de tamanho pequeno, e deixe ferver durante 5 minutos. Escorra e seque-os e, em seguida, corte-os em fatias (laminado).

RECHEIO: Em uma panela, refogue no azeite, os cogumelos fatiados, o queijo e os temperos. Esse recheio deve estar mais seco que úmido. Os cogumelos vão liberar água.
Se optar por fazer uma torta, encha a crosta assada com a mistura e finalize espalhando um pouco de queijo antes de levá-la ao forno ou cubra com a massa restante.

FINALIZAÇÃO: Pincele com gemas batidas em abas opções e leve-os para assar. Decore com pedaços de massa cortada e faça com o garfo uma pequena cruz no centro de cada tampa ou faça um buraco (devidamente decorado com pedaços de massas). Esse procedimento é para os vapores do recheio escapem e não “amoleçam” a massa. Asse os pasteis ou a torta em forno pré aquecido a 200°C por 15 - 18 minutos e sirva quente.

FONTE

Você também pode se interessar por essa receita:

Um comentário:

Douglas C. disse...

Olá Djalma. Acompanho seu blog há algum tempo e é um ótimo lugar para visitar. A cozinha está fortemente presente na minha vida e seus receitas (juntamente com as notas históricas) fazem daqui um espaço incrível.
Parabéns e um grande abraço.
Douglas.