----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, fevereiro 24, 2017

SAUCE AU POIVRE NOIR

É comum acreditar que durante a Idade Média, a pimenta foi usada para esconder o sabor de carne parcialmente podre. Não há nenhuma evidência para suportar esta afirmação, e os historiadores vêem como altamente improvável: na Idade Média, a pimenta era um artigo luxuoso, disponível somente aos ricos, que certamente tiveram a carne de alguma maneira conservada a sua disposição. Além disso, as pessoas da época certamente sabiam que comer comida estragada os deixaria doentes.

INGREDIENTES

15 ml de vinagre de vinho
5 ml pimenta preta moída
1 grande fatia de pão rústico (PÃO MANCHET)
100 ml verjuice ou (50 ml de vinagre de cidra mais 50 ml de água)
Gengibre em pó q.b.
Sal q.b.

PREPARAÇÃO

Comece por torrar o pão (que deve estar bem torrado, ou seja, enegrecida no nível de cor).
Mergulhe as fatias de pão torrado num prato com o verjuice. Quando o pão estiver embebido suficiente (ele se desfaz completamente), amasse-o com um garfo. Adicione o gengibre e pimenta.

VERJUICE - VERJUS
Despeje a mistura em uma panela pequena e leve a ferver em fogo baixo.
Cozinhe lentamente, mexendo até engrossar. Corrija o sal.
Este molho acompanha geralmente carnes (ideal para uma costeleta grelhada).











Nenhum comentário: