Acredita-se que o centeio seja originário de uma espécie selvagem que crescia como erva daninha em campos de trigo e cevada.
Em muitos países, o centeio, assim como a cevada, era considerado como um alimento para os pobres, e à medida que o nível de vida aumentou em diversas civilizações, o consumo de centeio diminuiu. Por outro lado, em algumas culturas como as da Escandinávia e países do Leste Europeu, o centeio continua a ser importante.[W]
O pão é um alimento de base: seu consumo diário, numa família pobre medieval, é de cerca de 4 libras (1720 g). [HA]
INGREDIENTES
1500 g de farinha de trigo
1250 g de farinha de centeio
50 ml de manteiga derretida ou óleo vegetal
250 ml de água a 45 graus Celsius
500 ml água
500 ml de leite
14 g de fermento biológico seco (2 pacotes)
50 g de açúcar mascavo
30 g de açúcar
1 1/2 colher de sal
PREPARAÇÃO
Dissolver o açúcar na água morna. Polvilhe o fermento sobre a água e deixe descansar por 10 minutos sem agitação.
Ferva o leite; acrescente açúcar mascavo, manteiga ou óleo, sal, água e incorpore todos esses ingredientes. Deixe esfriar.
Quando este estiver fervido, adicione a solução com o fermento dissolvido e acrescente a farinha de centeio. Bata vigorosamente até a massa ficar lisa e elástica.
Adicione gradualmente uma quantidade suficiente de farinha de trigo para formar uma massa macia. Sove a massa sobre uma superfície enfarinhada por 10 minutos. Coloque a massa em uma tigela untada. Faça uma bola e lambuze com óleo e coloque numa tigela coberta com um pano úmido e deixe dobrar de tamanho por 45 a 60 minutos.
Abra a massa com a mão fechada, forme uma bola e cubra novamente e deixe-a dobrar por uma segunda vez.

Pré-aqueça o forno em 180°C. Antes de colocar seus pães no forno você pode fazer uns cortes firmes e precisos com um utensílio afiado (faca, bisturi ou navalha) na superficie da massa (pestana). Este procediemnto deve ser realizado momentos anntes de colocar a forma no forno. Coza no aquecido a 190° C durante 35 a 45 minutos. Desenforme e deixe esfriar.
Depois de todo esse trabalho demorado e exaustivo, você pode finalmente desfrutar de uma interpretação moderna do pão dos camponeses da Idade Média.
Esse pão acompanha carnes e seus molhos qe vocês podem encontrar aqui na Cozinha Medieval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário