"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, março 23, 2017

SALSA CAMELINA

O molho Camelina é, certamente o molho mais comum da Idade Média tendo inúmeras receitas e variações, sendo esta com leite de amêndoa.

INGREDIENTES

40 g de passas
70 ml de leite de amêndoas (ver leite de amêndoa)
40 g de migalhas de pão seco
300 ml de verjus ou (100 ml vinagre de cidra + 200 ml de água)
3 pitadas de cravo em pó
1 colher de chá de canela em pó
Sal

PREPARAÇÃO

Hidrate as passas por algumas horas. Faça o leite de amêndoa de acordo com a sua necessidade. Mergulhe o pão em um pouco de água. Esmague as uvas e misture com especiarias. Adicione as migalhas de pão e obtenha uma mistura mais homogênea possível antes de juntar aos poucos o leite de amêndoa. Faça o mesmo para o verjus: aos poucos. Salgue e misture tudo até obter um molho liso, cor uniforme e um dourado, bastante escuro.

O molho Cameline acompanhava frequentemente carnes assadas.

FONTE:

Nenhum comentário: