----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, março 16, 2017

Sauce Camelina – Le Menagier de Paris

O mais comum e popular dos molhos medievais.
Este molho tem inúmeras variações entre as diversas fontes literárias da Idade Media.
Esta receita conta no Le Ménagier de Paris.



Tak raysons of corans & kyrnels of notys & crustes of brede & pouder of ȝynȝer, clowes, flor of canel, bray it wel to gyder & do hit þer to salt temper hit up wit vyneger & messe forth.


Em um almofariz coloque as groselhas, as nozes ou amêndoas, e uma colher de sopa com gengibre, cravo, canela em pó. Triture e reduza a pó todos eles até obter pó.

Num bowl coloque as migalhas do miolo de pão e aos poucos derrame o vinagre ou verjus mexendo até obter uma massa homogênea.

Acrescente a pasta com as especiarias. Salgue e incorpore tudo corrigindo a textura (liquida ou seca).

Nenhum comentário: