----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, abril 28, 2017

SQUASH BROTH- CALDO DE ABÓBORA

A ABÓBORA como a conhecemos hoje era desconhecida na Europa durante a Idade Média, uma vez que essas sementes vieram do continente americano quando a expedição de Colombo retornou para a Europa. Em terras medievais europeias havia as conhecidas CABAÇAS (nome existente em diversas línguas) com uma certa semelhanças com as atuais abobrinhas (courgettes ou zucchini - Cucurbita pepo) ou porongo (Lagenaria siceraria). Essas cabaças são conhecidas pelo nome de CUCURBITA desde a antiguidade. Cucurbitas é encontrado no livro de Apicius, estão na lista de Carlos Magno, no Capitulare de villis vel curtis imperii, no  Ménagier de Paris, no livro de Maestro Martino e no Sent Sóvi. Do ponto de vista da linguística: cucurbita deu cohourge então encurtado em courde que, algum tempo depois de 1200, deu tanto cabaça e ou courge. "Abóbora" vem do latim hispânico apopores. Squash é uma palavra de origem indígena norte-americana e deriva de askutasquash (uma coisa verde comido crua).

INGREDIENTES

1 kg ou abóbora
1 litro de caldo de carne de porco ou carne
250 g cebola, picada
250 g carne de porco moída cozida
3 g. de canela e gengibre (cada)
5 g de açúcar
1 ovo
Pitada de açafrão
Sal a gosto

PREPARAÇÃO

Descasque e retire a semente da abóbora e corte em pedaços de tamanhos medios. Em uma panela grande, ferva a abóbora e cebola em água até ficar macio. Escorra e amasse a polpa com um espremedor de batata, ou use um mixer ou processador (a mistura deve ter uma consistência leve). Retorne ao fogo e misture a carne de porco moída e os temperos. Retire do fogo e misture o ovo batido. A leve ao fogo e cozinhe lentamente por cerca de dez minutos. Serva quente com torradas.

Nenhum comentário: